quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sistema de tratamento ecológico recupera rios poluídos e cria jardins flutuantes

 

sistema-ecologico-recupera-rio-poluido

E se fosse possível recuperar rios poluídos gastando pouco dinheiro? Essa é a ambição do sistema de tratamento de água ecológico que pode ser instalado em rios, canais e lagos contaminados. Criado pela empresa escocesa Biomatrix Water, a tecnologia já despoluiu o canal Paco, da cidade de Manila, nas Filipinas.

Além de melhorar a qualidade da água e aumentar a biodiversidade aquática, o sistema revitalizou a paisagem do canal filipino, que antes era destino final de lixo e esgoto. Isso porque usa “jardins flutuantes”, que são ilhas artificiais, de aproximadamente 110 m², cobertas por plantas aquáticas capazes de filtrar poluentes.

O sistema ainda tem outra vantagem: o custo da despoluição é menor do que a metade do que gastam estações de tratamento de águas residuais convencionais, segundo a empresa. Isso é possível graças à integração e ativação do ambiente fluvial circundante.

No vídeo abaixo, saiba como funciona a engenhoca:

http://vimeo.com/29597724


Biomatrix Water Technology from Biomatrix Water Solutions on Vimeo.


O processo de descontaminação também dependeu de outros dois fatores: de obras de infraestrutura para evitar o despejo de resíduos no local e da instalação de um reator capaz de adicionar ar à água e introduzir no ecossistema uma bactéria que se alimenta de poluentes.

Abaixo, veja imagens de como era o canal antes da revitalização e de como ele ficou depois que a comunidade local se engajou na sua recuperação por meio do sistema de tratamento:

sistema-ecologico-recupera-rio-poluido1

sistema-ecologico-recupera-rio-poluido2

sistema-ecologico-recupera-rio-poluido4

sistema-ecologico-recupera-rio-poluido3

Por: Marina Maciel em http://super.abril.com.br/blogs/planeta/sistema-de-tratamento-ecologico-recupera-rios-poluidos-e-cria-jardins-flutuantes/

Em: http://lauropadilha.blogspot.com.br/2014/10/sistema-de-tratamento-ecologico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário