segunda-feira, 11 de junho de 2012

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS PADROEIRA DO PETRÓLEO BRASILEIRO

Nossa Senhora das Candeias

 NossaSradasCandeias
Padroeira do Petróleo e da Petrobras


Em suas andanças pelas unidades da Petrobras, o Projeto Memória localizou duas imagens de Nossa Senhora das Candeias. Uma, no "Museu" da Fronape, no Caju (RJ), e outra, na RPBC, em São Paulo.
Depois de algumas indagações, descobrimos histórias curiosas sobre a santa e sua relação com a Petrobras.
Quando trabalhou na Bahia, o engenheiro Paulo Neves ajudou a fundar o grupo de oração Farol e recebeu de uma colega uma imagem de Nossa Senhora, que tinha passado anos no prédio da Jiquitaia (antiga sede da Petrobras em Salvador), mas foi retirada durante uma reforma. Numa visita à Casa de Retiro São Francisco, em Brotas (BA), Neves soube, numa conversa com um padre que nos anos 50 trabalhara num mosteiro próximo à RLAM, que a Petrobras tinha uma padroeira, Nossa Senhora das Candeias. O padre contou que a empresa tinha um capelão e uma capela onde, a pedido dos trabalhadores, ele celebrou uma missa nos primórdios da empresa, consagrando a Petrobras aos cuidados de N.Sra das Candeias. Vários aposentados confirmaram que N.Sra das Candeias é a padroeira da Petrobras, o que era lembrado na Páscoa dos empregados e nas festas religiosas da cidade.
A devoção à N.Sra. das Candeias se justifica, pois a Petrobras iniciou sua produção e refino de petróleo na Bahia, com as atividades concentradas no município de Candeias, então a mais importante cidade da região e pólo religioso de peregrinação à capela de N.Sra de Candeias, na ilha de Madre de Deus desde o século XVIII. Há relatos de milagres da santa. Dizem que a imagem foi encontrada por pescadores num rochedo, junto ao mar. Todo dia 2 de fevereiro, uma multidão vem da capital baiana e das ilhas vizinhas para a festa das Candeias.
Entre os moradores da região, existe a crença de que a capela centenária e a imagem ficam no alto indicando aos homens o caminho para a descoberta do petróleo. E foi exatamente ali que apareceram os primeiros campos de petróleo da companhia (Candeias e D.João, que produzem há quase 60 anos).
Candeias era um lugar sagrado para os trabalhadores da Petrobras. Num dos "causos" que registra em seu livro , Eunápio Costa conta que, nos primeiros tempos, muitos empregados, ao passarem em frente à igreja de N. Sra. das Candeias reverenciavam a santa tirando o capacete e fazendo o sinal da cruz. Até a década de 60, era comum verem-se grupos de "petroleiros" na igreja matriz, implorando proteção à santa.
Em 1956, foi realizado um concurso público para escolher o símbolo da Petrobras e sugeriu-se que a lâmpada votiva da santa se tornasse o distintivo oficial da empresa, segundo reportagem da "Tribuna de Candeias" de 8 de setembro de 1956 (p.3).
Na RPBC, a imagem é cultuada pelos trabalhadores católicos e uma placa de metal traz a oração da santa. Há relatos de que se tentou trocar a imagem de lugar, mas ocorreram acidentes e a imagem voltou ao lugar original onde está, tudo indica, desde a inauguração da refinaria.
No museu da Fronape, no Caju, há um oratório com a imagem de N. Sra. das Candeias com uma placa: "Protetora dos petroleiros". Não se sabe como a imagem foi parar lá.
Hoje, o culto à santa diminuiu e poucas pessoas sabem dessa antiga devoção a N. Srª das Candeias, mas fica aqui o registro e a oração da RPBC.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS
PADROEIRA DO PETRÓLEO BRASILEIRO



O Virgem Nossa Senhora das Candeias, Vós que sois junto do Altíssimo a "onipotência suplicante" ouvi propícia os nossos rogos, apresentando-os ao Senhor, como outrora a Jesus apresentastes no templo.
Alcançai-nos um grande amor ao trabalho que abraçamos levado ao humilde que seja para que a ele nos consagremos, certos de viver para o nosso bem e a de nossos irmãos. Intercedei junto de Deus para que cada um de nós ao buscar, transformar ao utilizar as reservas naturais, petrolíferas, sinta também na alma a luz e o valor da sua missão cristã e da sua destinação eterna.
Para o Brasil obtende sejam sempre mais acessíveis as preciosas jazidas de combustíveis que trarão ao povo novos meios de subsistência de progresso, de justiça e fraternidade social.
Que por mediação vossa a humanidade toda faça das riquezas do "ouro negro" uma alavanca não só de elevação econômica mas também de grandeza espiritual e paz duradoura.
Assisti-nos sempre, ampare-nos constante o vosso amor, para que ao brilho e ao calor das candeias de vossas graças se abram para nós os lembrais da vida imortal.
Assim seja,
Com 100 dias de indulgência
Imprima-se
Idílio, Bispo de Santos

4 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar informações sobre NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS DO PETRÓLEO Padroeira, já visitei o seu blog grande .................

    Igreja Crista Brasileira Queensland

    ResponderExcluir
  2. your blog is excellent....I really liked your blog, appreciate the great information.
    Igreja Crista Brasileira Queensland

    ResponderExcluir