sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Estudantes criam garrafa que transforma água do mar em potável

agua-eco

Lembra do filme Náufrago, protagonizado por Tom Hanks? Caso a resposta seja sim, tente se colocar, só por um momento, na difícil condição do personagem Chuck Noland, o engenheiro de sistemas que sobrevive a um acidente de avião e vai parar em uma ilha desabitada no Oceano Pacífico. Já imaginou ficar sem água potável?

Pois os sul-coreanos Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, pensaram em casos semelhantes de emergência no mar ao desenvolveram um sistema de filtragem e purificação de água portátil que promete transformar água do mar em água potável.

Segundo o site Fastcoexist, O Puri, como é chamada a garrafa que filtra água, usa a tecnologia de osmose reversa. O item é projetado para uso em barcos ou situações de emergência no mar, em que as pessoas podem precisar de água para não se desidratarem ou até mesmo morrerem. Com esse equipamento, elas podem beber a água do mar.

A utilização é simples: o usuário só precisa bombear um êmbolo (dispositivo que desliza em um e outro sentido no interior de um cilindro) e pressurizar a água salgada, empurrando para a câmara de filtragem. Em seguida, a água doce entra em outra câmara, pronta para ser consumida.

A iniciativa concorre ao Prêmio Idea 2013, um dos mais importantes do mundo em inovação em design.

Do site: www.ecodesenvolvimento.org

http://lauropadilha.blogspot.com.br/2013/08/estudantes-criam-garrafa-que-transforma.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário